logo_encontro.png

Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, apresentam: 

5º ENCONTRO CONTEMPORÂNEO DE DANÇA DE SALÃO.

 

CHAMAMENTO PARA COMPOR A PROGRAMAÇÃO DAS AÇÕES FORMATIVAS DO 5º ENCONTRO CONTEMPORÂNEO DE DANÇA DE SALÃO CONTEMPORÂNEO - FORMATO ONLINE. 


 

1 - Apresentação do evento:

O Encontro Contemporâneo de Dança de Salão tem como meta facilitar espaços onde a Dança de Salão seja transmitida, discutida e realizada de maneira mais plural e igualitária, favorecendo a construção de corpos políticos e potentes, capazes de repensar padrões de comportamento e promover equidade de direitos e responsabilidades nas danças a dois. 

 

Objetivos do evento:

  • Facilitar encontros e espaços onde a Dança de Salão seja transmitida, discutida e realizada de maneira mais plural, igualitária e respeitosa.

  • Estimular o pensamento reflexivo, crítico e teórico dos praticantes das danças a dois.

  • Facilitar o acesso do público às pesquisas contemporâneas das Dança de Salão.

  • Incentivar e fortalecer o cenário artístico cultural da Dança de Salão.

  • Dar visibilidade a artistas e coletivos pouco solicitados em congressos e eventos de Dança de Salão.

  • Contribuir, através das suas ações e da arte, para a extinção de violências como a misoginia, transfobia, homofobia, racismo, machismo, dentre outras.

QUAL A PROPOSTA DO ENCONTRO PARA A EDIÇÃO DE 2021?

 

Neste ano o Encontro pratica seu lugar de escuta! Isso mesmo, queremos ouvir histórias, principalmente aquelas que ainda não foram contadas.

 

Durante muito tempo a dança de salão privilegiou a perspectiva branca europeia para narrar e escrever sua memória, apropriando-se, deixando de lado e até mesmo apagando as heranças culturais dos povos nativos e escravizados do Brasil, ou seja, corpos negros e indígenas foram silenciados para que OUTROS, em posição de poder, pudessem contar suas próprias histórias. Além disso, sabemos que mulheres, pessoas trans, pessoas com deficiência, dentre outras “minorias”, quase NUNCA encontram espaços para protagonizar falas nas danças de salão, pois, infelizmente, o salão exclui e/ou isola corpos que não correspondem ao padrão considerado ideal para suas práticas.

 

O Encontro entende seu papel político na construção de espaços que contemplem corpos e falas plurais, pois desde sua criação busca compreender como e por que a dança de salão perpetua atitudes machistas, racistas, homofóbicas e misóginas a fim de extinguir tais violências. Esse é um processo contínuo e demorado e não desconsideramos de forma alguma a possibilidade de errar nessa jornada, mas juntas, temos certeza que aprenderemos e faremos transformações incríveis. Por isso, em 2021, queremos ouvir histórias, sentidos de mundo, narrativas e perspectivas de pessoas que se calaram por apenas serem quem são.

Para tanto, O 5º Encontro Contemporâneo de Dança de Salão será realizado no formato online, por meio de transmissões ao vivo e publicações de conteúdo e obras, através do site e plataformas do evento nas redes sociais, nos dias 20 e 21 de Novembro de 2021, no intuito de apresentar propostas e relatos de experiências individuais, de duplas ou coletivos de dança que se dedicam a estudos acadêmicos ou informais de Dança de Salão no Brasil. É um espaço para tornar mais próximas as histórias de luta, resistência e conquistas de pessoas que escolheram a Dança de Salão para construir e sustentar propostas transformadoras e inclusivas à nossa sociedade.

Nesta etapa, nosso propósito é reunir pessoas pesquisadoras de Dança de Salão, Dança de Salão Contemporânea ou Dança Contemporânea (que utilizam a Dança de Salão como linguagem de pesquisa) que já possuam trabalhos desenvolvidos tanto no âmbito acadêmico quanto no âmbito informal (artístico ou pedagógico) para partilhar suas pesquisas através de apresentações orais previamente gravadas com posterior publicação nas redes sociais do evento.

Este projeto é idealizado e produzido pela Dois Rumos Cia de Dança e foi contemplado pelo Edital PROAC EXPRESSO LEI ALDIR BLANC Nº 60/2020, de Apoio e Incentivo à Cultura, do Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria da Cultura e Economia Criativa. Todas as atividades da 5ª edição do Encontro Contemporâneo de Dança de Salão serão disponibilizadas ao público GRATUITAMENTE, a fim de democratizar o acesso às pesquisas desenvolvidas por profissionais da Dança de Salão de todo o Brasil, ampliando a divulgação desta modalidade ao maior número de pessoas possíveis e utilizando os recursos públicos para promover acesso à cultura, informação e formação crítica da população.

 

2 - Definição: 

Através deste documento, torna-se público o chamamento para apresentações de Pesquisas Acadêmicas e Relatos de Experiências Artísticas ou Pedagógicas, que dialoguem com a Dança de Salão e/ou Dança de Salão Contemporânea, a serem realizadas nos dias 20 e 21 de Novembro, no formato digital, integrando a programação do 5º Encontro Contemporâneo de Dança de Salão. O acesso às apresentações será gratuito, sendo transmitidas ao vivo pelas plataformas Zoom e YouTube e, após sua estreia, no site do evento.

O chamamento é destinado a pessoas com pesquisas individuais, pesquisas em dupla ou pesquisas de coletivos, companhias e grupos, pesquisadores das Danças de Salão e Danças de Salão Contemporânea ou que utilizam as Danças de Salão como linguagem de pesquisa nas suas criações e metodologias de ensino.

As inscrições estarão abertas do dia 31 de agosto de 2021 até às 23h59 do dia 15 de setembro de 2021. O resultado será divulgado a partir do dia 23 de Setembro de 2021, através de comunicado oficial da organização ao e-mail de todos inscritos.

No caso de seleção da pesquisa, o responsável pela inscrição da mesma se responsabilizará pela contratação. Isto significa que o cachê só poderá ser efetivado mediante emissão de nota fiscal pela MEI (Microempreendedores Individuais) do próprio proponente ou empresas representantes que deverão comprovar atuação de cunho cultural e/ou artístico. 

Cada proponente pode enviar até duas propostas diferentes.

 

3 - Informações Gerais: 

Este chamamento tem por objetivo selecionar até 12 propostas de Pesquisas Acadêmicas ou Relatos de Experiências Artísticas e/ou Pedagógicas, que utilizam as Danças de Salão como objeto de estudo, produzidos individualmente, em parcerias ou por companhias, grupos ou coletivos sediados no Brasil, com pelo menos 1 ano de atuação ou desenvolvimento, no intuito de fomentar trabalhos e valorizar profissionais pesquisadores das danças de salão.  Serão aceitas pesquisas acadêmicas, relatos de experiências artísticas ou pedagógicas especificadas no item 5.

4 - Orçamento:

O presente chamamento soma o valor total bruto de R$ 7.800,00 (sete mil e oitocentos reais) destinado ao pagamento de cachê de até 12 propostas, sendo R$650,00 (seiscentos e cinquenta reais) por proposta selecionada. A critério da organização, o orçamento total pode ser utilizado ou não neste processo de seleção.

 

5 - Linguagem: 

Os proponentes deverão enviar suas propostas em um destes formatos:

- Pesquisas Acadêmicas: trabalhos de conclusão de curso, teses, dissertações, artigos e congêneres, desenvolvidos na graduação, especialização, mestrado ou doutorado, que utilizam ou partem das Danças de Salão e/ou Dança de Salão Contemporânea como objeto de estudo e que já tenham sido publicadas e/ou aprovadas pela instituição responsável.

 

- Relato de Experiência de Pesquisa Artística: trata-se da apresentação de uma reflexão sucinta, a partir de uma organização estruturada pelo próprio proponente (com introdução, desenvolvimento e conclusão), no qual possa apresentar aspectos que considere significativos na evolução de sua prática artística. Serão aceitos relatos individuais, de duplas ou coletivos que utilizam ou partem das Danças de Salão e/ou Dança de Salão Contemporânea como objeto de pesquisa, com aplicação na criação de espetáculos, performances, intervenções, videodanças e congêneres.

 

- Relato de Experiência de Pesquisa Pedagógica: trata-se da apresentação de uma reflexão sucinta, a partir de uma organização estruturada pelo próprio proponente (com introdução, desenvolvimento e conclusão), no qual possa apresentar aspectos que considere significativos na evolução de sua prática docente/pedagógica dentro das Danças de Salão e/ou Dança de Salão Contemporânea. O relato de experiência, de forma geral, deverá conter informações sobre a metodologia aplicada nas aulas, conforme informações do planejamento e resultados alcançados, fazendo a relação entre teoria e prática.
 

6 - Cronograma:

  • Inscrições: 31 de agosto até às 23h59 do dia 15 de setembro de 2021. 

  • Curadoria: 16 até 22 de setembro de 2021.

  • Divulgação do resultado: 23 de setembro de 2021.

  • Contratações: 27 de setembro até 06 de outubro de 2021.

  • Período de gravação e envio dos vídeos e materiais das apresentações de pesquisa/relatos de experiência: 07 a 22 de outubro de 2021. 

  • Baile Online de Boas Vindas do Encontro: 13 de novembro de 2021, às 20h.

  • Transmissão/Publicações/Rodas de Conversas das apresentações de pesquisa/relatos de experiência: 20 e 21 de novembro de 2021, horário a definir. 

  • Baile online de encerramento do Encontro: 18 de dezembro de 2021, às 20h.

  • Realização de pagamentos: até 22 de dezembro de 2021, somente após o recebimento da nota fiscal.

 

7 - Requisitos:

Podem inscrever-se pessoas com idade acima de 18 anos, brasileira (o), residentes no Brasil, com pesquisas individuais, em duplas ou grupos, companhias e coletivos que partem das Danças de Salão e/ou Dança de Salão Contemporânea como objeto de pesquisa, sendo o proponente, de preferência, pessoa jurídica Microempreendedor Individual – MEI. No caso de não possuir MEI, deverá nomear empresa representante que exerça atividades artístico-culturais, para emissão de nota fiscal de prestação de serviço, no ato da contratação.

É necessário que os inscritos tenham disponibilidade de agenda para TODAS as datas do evento de acordo com o cronograma abaixo:

  • 13 de novembro: Baile de Boas-Vindas, às 20h. 

  • 20 e 21 de novembro: Publicações das apresentações e roda de conversa, horário a definir.

  • 18 de dezembro: Baile de Encerramento, às 20h.

 

ATENÇÃO: A organização do evento reserva-se o direito de alterar os horários previstos conforme imprevistos e mudanças de cronograma.

 

8 - Inscrição:

As inscrições são gratuitas. 

O período de inscrição acontece do dia 31 de agosto de 2021, até às 23h59 do dia 15 de setembro de 2021, via preenchimento de Formulário Google, disponível em https://forms.gle/wqbrTCHqpT72yxkj9.

É necessário anexar os documentos e materiais exigidos no formulário para que a inscrição seja habilitada. A produção do Encontro não se responsabiliza por problemas nos links ou falhas técnicas que impossibilitem a visualização dos anexos, ficando a seu critério desabilitá-las ou não.

8.1 Itens obrigatórios para inscrição.

Deverão constar no ato da inscrição: 

A - Endereço de e-mail do proponente/responsável pela inscrição;

B - Tipo de inscrição (Pesquisa ou Relato de Experiência);

C - Nome completo do proponente/responsável pela inscrição;

D - Se possui MEI ou Empresa registrada em seu nome;

E - Telefone do proponente/responsável pela inscrição;

F - Cidade e Estado de residência;

G - Currículo do(s) autor(es) da pesquisa/relato de experiência (até 5000 caracteres com espaço);

H - Título da pesquisa/relato de experiência;

I - Sinopse da pesquisa/relato de experiência;

J - Relevância e/ou contribuição da pesquisa/relato de experiência para o Encontro Contemporâneo de Dança de Salão e comunidade que o cerca;

K - Link do resumo expandido da pesquisa/relato de experiência, descrevendo detalhes da mesma, de acordo com os requisitos abaixo: 

 

K.1 -  Pesquisa Acadêmica:

  • Título da pesquisa;

  • Nome completo do(s) autor(es) e a sigla da Instituição a qual pertence(m);

  • Resumo da pesquisa contendo apresentação do objeto de estudo, hipótese central, referencial teórico, metodologia, indicação de resultados, quando for o caso, e referências conforme as normas da ABNT.

Obs: O texto deve conter entre 5.000 e 6.000 caracteres, incluindo os espaços e você deve utilizar fonte Arial tamanho 12. Salvar o arquivo em PDF antes de enviá-lo no formulário de inscrição.

 

K.2 - Relato de Experiência (Artística ou Pedagógica):

  • Título do relato; 

  • Nome completo do(s) autor(es);

  • Resumo do relato contendo objeto de estudo, projeto, processo artístico ou prática pedagógica relatada, incluindo, se possível, apontamentos reflexivos e referências. 

Obs: O texto deve conter entre 5.000 e 6.000 caracteres, incluindo os espaços e você deve utilizar fonte Arial tamanho 12. Salvar o arquivo em PDF antes de enviá-lo no formulário de inscrição.

 

L - Declaração de compromisso com o cronograma do evento e responsabilidade pelas informações prestadas e autoria da da pesquisa/relato de experiência.

8.2 Itens não obrigatórios para inscrição:

A - Autodeclaração étnica/racial, sobre identidade de gênero e orientação sexual;

B - Link de Vídeo com informações ou explanações adicionais da pesquisa/relato experiência (Máx 5min), disponível em plataformas de vídeo como YouTube ou Vimeo.


 

Nota: Entende-se por:

Proponente: Pessoa física/jurídica inscrita, que assume a responsabilidade legal junto à organização do 5º Encontro Contemporâneo de Dança de Salão pela veracidade e autenticidade dos documentos apresentados no momento da inscrição, assim como pelo cumprimento das obrigações previstas neste chamamento, decorrentes da participação e seleção neste.

Razão Social da empresa representante/proponente: Consideram-se pessoas jurídicas, entidades detentoras de direitos e obrigações às quais se atribui personalidade jurídica, ou seja, qualquer portador de CNPJ, com ou sem finalidade lucrativa, nos termos do art. 1o do Decreto Municipal n. 51.300/10 e art. 4o da Lei Municipal 14.071/2005. Para este chamamento serão consideradas pessoas jurídicas: micro e pequenas empresas, as sociedades empresárias, as empresas individuais de responsabilidade limitada, as organizações da sociedade civil e cooperativas.

Currículo: é uma lista e/ou coleção de trabalhos do indivíduo no qual são incluídos informações sobre sua formação, trajetória e atuação na dança.

 

9 - Formato de Apresentação e Transmissão do Conteúdo:

A pesquisa/relato de experiência será enviada, no ato da inscrição, por meio de preenchimento do formulário e, caso selecionada, o conteúdo deverá ser roteirizado/organizado pelo autor ou autores para uma apresentação oral. A explanação será gravada previamente e editada pela organização do evento para inserção de créditos, vinhetas e outras necessidades. Esta edição não contemplará cortes ou inclusão de novas explanações.

As apresentações devem respeitar o tempo MÍNIMO de 20 minutos e MÁXIMO de 30 minutos de duração. A gravação da apresentação terá o acompanhamento da produção do Encontro, a fim de proporcionar captação de imagem e som de alta qualidade, ficando aberta a possibilidade de contratação de equipe audiovisual especializada para realização da mesma por parte da contratante em dias, locais e horários a serem combinados com as/os selecionadas/os. Em caso de inviabilidade da contratação de equipe especializada, o conteúdo será previamente gravado pelo próprio proponente e enviado por dropbox, google drive ou ferramenta de compartilhamento online, sob orientação da organização, dentro do seguinte formato e especificações: posição horizontal da câmera, gravada em alta resolução (1920x1080px), captadas preferencialmente em fundo branco, áudio sem ruídos e imagem com foco ajustado no apresentador ou apresentadores.

Poderão ser inseridos letreiros, fotos, vídeos, cards durante a apresentação. Para tanto, será necessário que o proponente faça as indicações de minutagem mediante roteiro específico (modelo será disponibilizado em época oportuna) e forneça os arquivos equivalentes. No caso de uso de sons, imagens e vídeos, será solicitado a prévia autorização dos direitos autorais dos detentores das obras.

É de responsabilidade do proponente que o conteúdo da apresentação previamente gravada da pesquisa seja correspondente à proposta selecionada no ato da inscrição Em caso de descumprimento, a contratação será anulada.

Cada pesquisa/relato de experiência terá a transmissão da sua apresentação previamente gravada em um dos dois dias de programação do 5º Encontro Contemporâneo de Dança de Salão (20 ou 21 de novembro) através da plataforma YouTube e contará com um bate-papo online e ao vivo, pelo Zoom, logo após sua transmissão. É importante que o proponente/ responsável tenha disponibilidade para estar presente nestas datas. Todas as apresentações acontecerão em ambiente online, por meio de plataforma digital, não havendo a necessidade de deslocamento dos autores à cidade de São Paulo (sede do evento).

As apresentações ficarão disponíveis no canal do YouTube e site do Encontro Contemporâneo de Dança de Salão de forma vitalícia. A título de documentação e prestação de contas, os artistas/pesquisadores selecionados assinarão termo de liberação de uso de imagem e registro audiovisual para a produção do 5º Encontro Contemporâneo de Dança de Salão.

 

10 - Seleção das pesquisas: 

A Curadoria será realizada pela Dois Rumos Cia de Dança, produtora e idealizadora do 5º Encontro Contemporâneo de Dança de Salão, evento realizado desde 2017. 

O processo de seleção acontecerá em três etapas:

  • Etapa 1 - Triagem: verificação dos materiais recebidos e documentação até a data limite para inscrição;

  • Etapa 2 - Curadoria: análise do conteúdo das pesquisas classificadas na Etapa 1;

  • Etapa 3 - Contratação: Os proponentes deverão encaminhar os documentos solicitados e informações adicionais dentro do prazo, entre os dias 27 de setembro a 06 de outubro de 2021. O não cumprimento do prazo acarretará na desclassificação.

 

A Curadoria não terá a obrigatoriedade de justificar publicamente a sua escolha. Para efeito da seleção, apontam-se alguns critérios como:

  • Temática que condiz com a linguagem da dança de salão ou dança de salão contemporânea.

  • Temática que dialoga com os objetivos do evento.

  • Acolhimento de narrativas e territórios mais amplos e representativos de acordo com a proposta do evento em 2021.

 

11 - Resultado da seleção: 

Os inscritos receberão o resultado deste chamamento pelo e-mail informado no ato da inscrição, a partir do dia 23 de setembro de 2021.

 

12 - Restrições: 

As inscrições serão inabilitadas nos seguintes casos:

A - Falta de informações obrigatórias no ato de inscrição;

B - Falta de documentação exigida no ato de contratação;

C - Indisponibilidade nas datas do Encontro. 

 

13 - Documentação para contratação: 

Para a contratação das pesquisas aprovadas, os proponentes deverão enviar a documentação, em formato PDF, e materiais complementares que a produção julgar necessário, para o e-mail encontrocontemporaneods@gmail.com, do dia  27 de setembro até 06 de outubro de 2021, sinalizando o nome da pesquisa no campo “Assunto” do e-mail. Não serão aceitos documentos enviados após o prazo.

 

Documentação:

A - Cópia do cartão CNPJ ou Certificado de Microempreendedor Individual da pessoa jurídica responsável pela emissão de nota fiscal. A empresa deverá comprovar no seu ato constitutivo a área de atuação, esta que precisa ser compatível com o objeto do Encontro;

B - Termo  de Cessão de Direitos de Imagem, datado e assinado pelo proponente; 

C - Nome completo do(s) integrante(s) que participarão da roda de conversa;

D - Link de pasta do Google Drive ou qualquer outro recurso de compartilhamento de arquivos com 03 (três) fotos do/s autor/es da pesquisa/relato, com resolução mínima de 300 DPI, incluindo os créditos do fotógrafo (caso tenha), com acesso liberado para o e-mail encontrocontemporaneods@gmail.com;

E - @ da redes sociais do/s autor/es da pesquisa/relato;

F - Termo de compromisso e declaração de autoria da obra, datado e assinado pelo/s autor/es.

 

Obs.: Caso sejam necessários outros documentos ou informações a produção do Encontro solicitará por e-mail.

 

14 - Pagamento:

O pagamento do cachê, proposto neste chamamento, ocorrerá até o dia 22 de dezembro de 2021, mediante envio da Nota Fiscal pelo responsável jurídico/proponente para o e-mail encontrocontemporaneods@gmail.com em formato PDF.

 

15 - Responsabilidades do Encontro Contemporâneo de Dança de Salão:

A - Acompanhar a gravação das pesquisas selecionadas;

B - Disponibilizar plataforma online para a transmissão das atividades;

C - Promover e divulgar amplamente a programação em meios especializados e mídias sociais;

D - Disponibilizar a inscrição dos participantes de forma gratuita, assim como suporte técnico para auxiliar o acesso do público ao evento;

E - Realizar o pagamento para cada proponente selecionado na data estipulada de acordo com os critérios já listados.

 

16 - Responsabilidades dos proponentes inscritos e selecionados:

A - Enviar todos os documentos e itens obrigatórios presentes neste chamamento, dentro do prazo;

B - Apresentar o material gravado em formato horizontal, alta resolução (1920x1080px) e ótima qualidade de som e iluminação dentro do prazo;

C - Autorizar a veiculação da apresentação da pesquisa à organização do Encontro;

D - Preparar e garantir o bom funcionamento dos equipamentos que serão utilizados durante o Encontro, tais como câmera, celular, computador, microfone, equipamentos de som, estabilidade na conexão de internet e outros;

E - Preparar e gravar a apresentação da pesquisa, enviando-a dentro do prazo;

F - Participar da roda de conversa;

G - Estar presente no baile Online de Boas-Vindas para breve apresentação da proposta selecionada que será veiculada no evento;

H - Estar presente no baile Online de Encerramento do Encontro para contemplar o documentário do evento e participar das homenagens e agradecimentos da produção;

I - Enviar um vídeo/convite para a produção do Encontro;

J - Divulgar o evento em suas redes sociais.

 

17 - Disposições gerais:

O 5º Encontro Contemporâneo de Dança de Salão reserva-se o direito de convidar artistas parceiras/es/os para compor a programação. 

Para mais informações e/ou dúvidas entrar em contato pelo e-mail: encontrocontemporaneods@gmail.co

 

São Paulo, 31 de agosto de 2021

Produção do 5º Encontro Contemporâneo de Dança de Salão

www.encontro2021.com