titulo_4.png
logo_encontro.png

Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, apresentam: 

5º ENCONTRO CONTEMPORÂNEO DE DANÇA DE SALÃO.

 

CHAMAMENTO PARA COMPOR A PROGRAMAÇÃO DA 1ª MOSTRA DE DANÇA DO ENCONTRO - ONLINE 


 

1 - Apresentação 

O Encontro Contemporâneo de Dança de Salão tem como meta facilitar espaços onde a Dança de Salão seja transmitida, discutida e realizada de maneira mais plural e igualitária, favorecendo a construção de corpos políticos e potentes, capazes de repensar padrões de comportamento e promover equidade de direitos e responsabilidades nas danças a dois. 

 

Objetivos do evento:

  • Facilitar encontros e espaços onde a Dança de Salão seja transmitida, discutida e realizada de maneira mais plural, igualitária e respeitosa.

  • Estimular o pensamento reflexivo, crítico e teórico dos praticantes das danças a dois.

  • Facilitar o acesso do público às pesquisas contemporâneas das Dança de Salão.

  • Incentivar e fortalecer o cenário artístico cultural da Dança de Salão.

  • Dar visibilidade a artistas e coletivos pouco solicitados em congressos e eventos de Dança de Salão.

  • Contribuir, através das suas ações e da arte, para a extinção de violências como a misoginia, transfobia, homofobia, racismo, machismo, dentre outras violências sociais.

 

A 1ª Mostra de Dança do Encontro será realizada no formato Online, por meio de transmissões ao vivo e publicações de conteúdo e obras, através do site e plataformas do evento, ao longo do mês de Junho, no intuito de apresentar quem são e onde estão localizados os coletivos de dança que se dedicam à pesquisa cênica da Dança de Salão no Brasil. É um espaço para tornar mais próximas as histórias de luta, resistência e conquistas de pessoas que escolheram a Dança de Salão para construir e sustentar sonhos e propósitos coletivamente. Quais histórias estão nos bastidores desses grupos? Quais corpos narram essas histórias? Como surgiram? Como se nutrem? Essas e outras perguntas poderão ser desvendadas através da Mostra, ações nas quais companhias e/ou coletivos compartilharão suas narrativas de existência na arte de dançar a dois. Para tanto, a proposta da Mostra é reunir espetáculos de Dança de Salão, Dança de Salão Contemporânea ou Dança Contemporânea (que utilizam a Dança de Salão como linguagem de pesquisa) de companhias e/ou coletivos que já possuam trabalhos desenvolvidos e finalizados até a data da inscrição e partilhar seus processos criativos através de oficinas e rodas de conversa.

 

A Mostra acontecerá nos dias 12, 13, 19, 20, 25 e 26 de Junho, totalizando 21 horas de programação, distribuídas em: transmissão de espetáculos, oficinas e rodas de conversa.

 

Este projeto é idealizado e produzido pela Dois Rumos Cia de Dança e contemplado pelo Edital PROAC EXPRESSO LEI ALDIR BLANC Nº 60/2020, de Apoio e Incentivo à Cultura, do Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria da Cultura e Economia Criativa. Todas as atividades da 5ª edição do Encontro Contemporâneo de Dança de Salão serão disponibilizadas ao público GRATUITAMENTE, a fim de democratizar o acesso às pesquisas desenvolvidas por profissionais da Dança de Salão de todo o Brasil, ampliando a divulgação desta modalidade ao maior número de pessoas possíveis e utilizando os recursos públicos para promover acesso à cultura, informação e formação crítica da população. 

 

2 - Definição 

Através deste documento, torna-se público o chamamento de espetáculos de Dança de Salão para a 1ª Mostra de Dança do Encontro, que acontecerá nos dias 12, 13, 19, 20, 26 e 27 de junho, integrando  a programação do 5º Encontro Contemporâneo de Dança de Salão. Essas ações acontecerão totalmente gratuitas e online, sendo transmitidas ao vivo pelas plataformas  Zoom e Youtube e após sua estreia, no site do evento.

O chamamento é destinado a coletivos, companhias e grupos, com no mínimo 3 integrantes, pesquisadores das Danças de Salão e Danças de Salão Contemporânea ou que utilizam as Danças de Salão como linguagem de pesquisa nas suas criações.

As inscrições estarão abertas do dia 11 de abril de 2021 até às 23h59 do dia 20 de abril de 2021. O resultado será divulgado no dia 29 de abril de 2021, a partir das 10h, no site e nas redes sociais do evento.

Os grupos deverão nomear uma pessoa jurídica para representar o coletivo na inscrição que, no caso de seleção da obra, se responsabilizará pela contratação e emissão de nota fiscal. As empresas representantes deverão ter atuação de cunho cultural e/ou artístico. MEIs (Microempreendedores Individuais) também serão aceitas. Cada proponente pode enviar mais de uma obra. 

 

3 - Informações Gerais 

Este chamamento tem por objetivo selecionar 06 obras/espetáculos de dança que utilizam a Danças de Salão como linguagem de pesquisa cênica e/ou teórica, produzidas por companhias, grupos ou coletivos sediados no Brasil, com pelo menos 1 ano de atuação e pesquisa, no intuito de fomentar trabalhos já desenvolvidos durante suas respectivas trajetórias e valorizar os profissionais integrantes dos processos de criação e constituição dessas obras. 

Entende-se por coletivo grupos com 03 ou mais pessoas dentro da sua ficha técnica.

Serão aceitas obras em formato de videodança, gravação profissional prévia de espetáculos de dança, ou espetáculo ao vivo (online), especificados no item 5. 

 

4 - Orçamento

O presente chamamento soma o valor total bruto de R$9.000,00 (nove mil reais) destinado ao pagamento de cachê de 6 obras/coletivos selecionados, sendo R$1.500,00 (mil e quinhentos reais) por proposta selecionada. 

 

5 - Linguagem 

Os coletivos devem enviar suas obras nas linguagens das Danças de Salão ou Danças de Salão Contemporânea, em um desses formatos:

  • Videodança:

É um sistema de expressão, uma obra resultante da relação entre dois elementos: a dança e o audiovisual. Alia o movimento corporal com o movimento da câmera e evidencia a importância de componentes como espaço, tempo, som, imagem, enredo, dramaturgia cênica, enquadramentos, montagem e edição de cenas. O vídeo é parte da criação

 

  • Espetáculo com gravação prévia profissional:

Espetáculo, no formato presencial em palco tipo italiano, semi arena, ou arena, com gravação profissional (boa imagem e boa captação de áudio). 

 

  • Espetáculo em formato ao vivo (online)

Espetáculo realizado em ambiente virtual, ao vivo, por meio de plataforma de transmissão especificada pelo coletivo no ato da inscrição.

 

Nota: este evento não se responsabiliza por eventuais problemas e falhas de conexão; bem como não tem a obrigatoriedade de prestar suporte técnico; fornecer equipe, equipamentos e plataformas de transmissão para as propostas selecionadas de formatos ao vivo. 

 

A obra será enviada, no ato da inscrição, por meio de link da gravação disponível na internet. Caso selecionada, a transmissão da obra acontecerá em um dos 6 dias de programação da 1ª Mostra de Dança do Encontro. Além da transmissão/apresentação da obra, os artistas do coletivo irão facilitar uma roda de conversa e uma oficina baseadas na obra selecionada.

Todas as atividades acontecerão em ambiente online, ou seja, a exibição da obra, a oficina e a roda de conversa ocorrerão por meio de plataforma digital, em tempo real, sem contato presencial do público ou da produção com os artistas/coletivos. 

As obras devem ter NO MÍNIMO 30 minutos e NO MÁXIMO 2 horas de duração, apresentando a faixa etária indicativa no início da gravação da obra.

As obras poderão ficar disponíveis no canal do YouTube e site do Encontro Contemporâneo de Dança de Salão até o dia 30 de março de 2022.

A título de documentação e prestação de contas, os artistas/coletivos selecionados assinarão termo de liberação de uso de imagem e registro audiovisual para a produção do 5º Encontro Contemporâneo de Dança de Salão.

 

6 - Cronograma

  • Inscrições: 11 de abril até às 23h59 do dia 20 de abril de 2021. 

  • Curadoria:  21 de abril até 28 de abril de 2021.

  • Publicação do Resultado: 29 de abril de 2021, a partir das 10h. 

  • Contratações: 30 de abril até 05 de maio de 2021.

  • Elaboração do calendário da Mostra e Oficinas: 01 de maio até 09 de maio de 2021.

  • Baile online de abertura da Mostra: 05 de junho de 2021, às 20h.

  • Realização da Mostra: 12, 13, 19, 20, 26 e 27 de junho de 2021. 

  • Baile online de encerramento da Mostra: 03 de julho de 2021, às 20h.

  • Pagamentos: realizados até 31 de julho de 2021, após o recebimento da nota fiscal.

 

7 - Requisitos

Podem inscrever-se companhias e coletivos de Dança de Salão ou Dança de Salão Contemporânea, com no mínimo 3 integrantes, residentes no Brasil, sendo o proponente pessoa jurídica, Microempreendedor Individual – MEI, ou cooperativa de dança, que atuam com atividades artístico-culturais.

Além da apresentação do espetáculo, a  companhia/coletivo irá facilitar 1 Oficina com 1 hora e 30 minutos de duração, baseada na obra selecionada, e 1 Roda de conversa com duração de 1 hora. O valor do cachê contempla essas três atividades.

Os integrantes do grupo/coletivo ou companhia devem ter mais de 18 anos. 

É necessário que  a companhia e/ou coletivo tenha disponibilidade de agenda para todas as datas da Mostra: 05, 12, 13, 19, 20, 26 e 27 de junho e 03 de julho de 2021. Horários previstos* para as atividades em ambos os dias:

15h às 16h30 - Oficina de dança baseada no processo criativo da obra.

19h - Transmissão/publicação do espetáculo.

20h às 21h - Roda de conversa aberta ao público.

 

*A organização da mostra reserva-se o direito de alterar os horários previstos conforme imprevistos e mudanças de cronograma.

 

8 - Inscrições 

As inscrições são gratuitas. 

O período de inscrição acontece do dia 11 de abril de 2021, até ás 23h59 do dia 20 de abril de 2021, via preenchimento de Formulário Google, disponível AQUI

É necessário anexar os documentos e materiais exigidos no formulário para que a inscrição seja habilitada. A produção da Mostra não se responsabiliza por problemas nos links ou falhas técnicas que impossibilitem a visualização dos documentos, vídeos e anexos.

 

8.1 Itens obrigatórios para inscrição

Deverão constar no ato da inscrição: 

A - Endereço de e-mail do responsável pelo coletivo/companhia;

B - Nome completo do proponente/responsável pela inscrição;

C- Razão Social e número CNPJ da empresa representante/proponente;

D - Telefone do responsável pelo coletivo/companhia;

E- Nome do coletivo/companhia;

F - @ da companhia/coletivo nas redes sociais;

G - Cidade sede da companhia/coletivo;

H - Currículo da companhia/coletivo, histórico e portfólio;

I - Nome da obra;

J - Ficha técnica da obra;

K - Link com vídeo da obra na íntegra (disponibilizar o vídeo no Youtube/Vimeo, link “Não listado” ou “Público”); 

L - Link com vídeos de trailer, clipe ou outros sobre a obra (disponibilizar o vídeo no Youtube/Vimeo, link “Não listado” ou “Público”);

M - Link de pasta do Google Drive ou qualquer outro recurso de compartilhamento de arquivos com 03 (três) fotos,  resolução mínima de 300 DPI, com o nome da obra e crédito do fotógrafo com acesso liberado para o email encontrocontemporaneods@gmail.com;

N - Declaração de responsabilidade pelas informações prestadas e autoria da obra.

 

Entende-se por:

Proponente: Pessoa física inscrita, que assume a responsabilidade legal junto à organização do 5º Encontro Contemporâneo de Dança de Salão pela veracidade e autenticidade dos documentos apresentados no momento da inscrição, assim como pelo cumprimento das obrigações previstas neste chamamento, decorrentes da participação e seleção neste.

 

Razão Social da empresa representante/proponente: Consideram-se pessoas jurídicas, entidades detentoras de direitos e obrigações às quais se atribui personalidade jurídica, ou seja, qualquer portador de CNPJ, com ou sem finalidade lucrativa, nos termos do art. 1o do Decreto Municipal n. 51.300/10 e art. 4o da Lei Municipal 14.071/2005. Para este chamamento serão consideradas pessoas jurídicas: micro e pequenas empresas, as sociedades empresárias, as empresas individuais de responsabilidade limitada, as organizações da sociedade civil e cooperativas.

 

Ficha Técnica: são os artistas, técnicos e trabalhadores da cultura integrantes da companhia/coletivo enquanto convidados/prestadores de serviço, a exercer uma ou mais funções, porém sem responsabilidades de fundamentação, execução e comprovação do cumprimento do objeto de cada projeto.

 

Portfólio e currículo da companhia/coletivo: é uma lista e/ou coleção de trabalhos do grupo no qual são incluídos materiais que comprovem sua trajetória tais como matérias, flyers, páginas de redes sociais com informações sobre trabalhos diversos e outros.

 

9 - Seleção das obras 

A Curadoria da 1ª Mostra de Dança do Encontro será realizada pela Dois Rumos Cia de Dança, produtora e idealizadora do 5º Encontro Contemporâneo de Dança de Salão, evento realizado desde 2017. 

O processo de seleção acontecerá em três etapas:

  • Etapa 1 - Triagem: verificação dos materiais recebidos e documentação até a data limite para

inscrição;

  • Etapa 2 - Curadoria: análise do conteúdo das obras classificadas na Etapa 1;

  • Etapa 3 - Contratação: Os proponentes deverão encaminhar informações adicionais de produção e enviar os documentos solicitados dentro do prazo, entre os dias 30 de abril até 05 de maio de 2021. O não cumprimento do prazo acarretará na desclassificação, assumindo o suplente.

A Curadoria não terá a obrigatoriedade de justificar publicamente a sua escolha. Para efeito da seleção, apontam-se alguns critérios como:

  • Qualidade da imagem e som da obra

  • Temática que condiz com a linguagem da dança de salão ou dança de salão contemporânea.

  • Temática relevante aos objetivos da Mostra e do evento.

 

10 - Resultado da seleção 

Será divulgado o resultado do presente chamamento no site oficial do Encontro Contemporâneo de Dança de Salão e nas redes sociais do evento, a partir das 10h do dia  29 de abril de 2021, com a lista dos aprovados e dos suplentes.

 

11 - Restrições 

As inscrições serão inabilitadas nos seguintes casos:

A - Falta de informações obrigatórias no ato de inscrição;

B - Falta de anexos obrigatórios no ato de inscrição;

C - Falta de documentação exigida no ato de contratação;

D - Indisponibilidade nas datas da Mostra. 

 

12 - Documentação para contratação 

Para a contratação das obras aprovadas, os coletivos/companhias deverão enviar a documentação, em formato PDF, arquivo da obra na íntegra, disponível em Google Drive ou Wetransfer, e materiais complementares que a produção julgar necessário, para o e-mail encontrocontemporaneods@gmail.com, do dia 30 de abril até 05 de maio de 2021, sinalizando o nome completo da obra no campo “Assunto” do e-mail. Não serão aceitos documentos enviados após o prazo. 

Documentação:

A - Cópia do cartão CNPJ ou Certificado de Microempreendedor Individual da pessoa jurídica responsável pela emissão de nota fiscal. A empresa deverá comprovar no seu ato constitutivo a área de atuação, esta que precisa ser compatível com o objeto desta Mostra;

B - Termo  de Cessão de Direitos de Imagem, datado e assinado pelo representante da companhia/coletivo; 

C - Proposta/Sinopse da oficina;

D - Nome do(s) integrante(s) que conduzirão a oficina e participarão da roda de conversa;

E - Um endereço de residência completo e nome da pessoa que receberá o kit (camiseta e caderno) do evento.

 

Caso sejam necessários outros documentos ou informações a produção da Mostra solicitará por e-mail. 

 

13 - Pagamento

O pagamento do cachê, proposto neste chamamento, ocorrerá até o dia 31 de Julho de 2021, mediante envio da Nota Fiscal pelo responsável jurídico da companhia/coletivo para o e-mail encontrocontemporaneods@gmail.com em formato PDF.

 

14 - Responsabilidades dos realizadores da 1ª Mostra de Dança do Encontro:

A - Disponibilizar plataforma online para a transmissão das atividades da Mostra: obras, oficinas e rodas de conversa.

B - Promover e divulgar amplamente a programação em meios especializados e mídias sociais.

C - Disponibilizar a inscrição dos participantes de forma gratuita, assim como suporte técnico para auxiliar o acesso do público ao evento.

D - Realizar o pagamento para cada proponente selecionado na data estipulada de acordo com os critérios já listados.

 

15 - Responsabilidades das companhias/coletivos inscritos e selecionados:

A - Enviar todos os documentos e itens obrigatórios presentes neste chamamento, dentro do prazo de inscrição;

B - Apresentar o material gravado em formato horizontal, alta resolução (1920x1080px) e ótima qualidade de som e iluminação. 

C - Autorizar a veiculação da obra à organização da Mostra até o dia 30 de março de 2022;

D - Preparar e garantir o bom funcionamento dos equipamentos que serão utilizados durante a Mostra, tais como câmera, celular, computador, microfone, equipamentos de som, estabilidade na conexão de internet e outros;

E - Preparar e facilitar a oficina com base na obra enviada;

F - Facilitar a roda de conversa;

G - Estar presente nos bailes de abertura e encerramento da Mostra;

H - Enviar um vídeo/convite para Mostra;

I - Divulgar em suas redes sociais a Mostra.

 

16 - Disposições gerais

A 1ª Mostra de Espetáculos de Dança de Salão do Encontro reserva-se o direito de convidar artistas parceiras/es/os para compor a programação. Para mais informações e/ou dúvidas entrar em contato pelo e-mail: encontrocontemporaneods@gmail.com




São Paulo, 10 de abril de 2021

Curadoria do V. º Encontro Contemporâneo de Dança de Salão

1ª Mostra de Dança do Encontro